Decisão infeliz e contraproducente

Decisão infeliz e contraproducente

O problema da greve aos exames resolve-se com a definição de serviços mínimos e/ou a requisição civil dos professores.
Por outro lado, a greve ao serviço de avaliação só dificilmente produzirá resultados. De facto, no atual quadro legislativo, uma reunião do Conselho de Turma apenas é adiada caso se verifique a falta de algum membro por motivo imprevisto.
Ora, estando convocada greve, o motivo da falta não é imprevisto.
Daí, o Conselho de Turma funcionará desde que exista quórum – 50% + 1.
Nestes termos, se o diretor assumir as suas responsabilidades de garantir o funcionamento da escola e de salvaguardar os direitos dos alunos – a razão de ser da Escola – providenciará para que as propostas de classificação sejam entregues nos Serviços Administrativos até 24 horas antes da reunião, para o que bastará uma simples Ordem de Serviço.

No final, o resultado será os professores saírem ainda mais fragilizados.
Infelizmente.

Anúncios
Imagem | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

15 respostas a Decisão infeliz e contraproducente

  1. Whiteball diz:

    Será sempre “imprevisto” já que nem tu, nem eu sabemos quem fará greve. Ninguém comunica se vai fazer greve ou não…ora essa!!!
    E as classificações….até podem estar na secretaria…mas no Conselho de turma tem de as discutir e pode até alterá-las depois como é? quem assina? O professor ausente??? Haaa……

    Sabes lá se faço greve? E se assim for achas que te digo com antecedência? LOL

  2. Whiteball diz:

    É triste ter e comentar com outro email que não o meu….

  3. Whiteball diz:

    Agnelo, será sempre “imprevisto” já que nem tu, nem eu sabemos quem fará greve. Ninguém comunica se vai fazer greve ou não…ora essa!!!
    E as classificações….até podem estar na secretaria…mas no Conselho de turma tem de as discutir e pode até alterá-las depois como é? quem assina? O professor ausente??? Haaa……

    Sabes lá se faço greve? E se assim for achas que te digo com antecedência? LOL

  4. Whiteball diz:

    …”salvaguardar os direitos dos alunos – a razão de ser da Escola – ” PERFEITAMENTE DE ACORDO!
    Mas com professores exaustos, tristonhos…entendes que é o mELHOR PARA OS NOSSOS ALUNOS?
    Deixa exemplificar:tens de fazer uma intevenção cirúrgica……digamos uma apendicectomia. E sabes, à última hora, que o ciurgião está exausto, a idade já pesa e o sono, apesar dos cafés, já se faz sentir!O anestesista andou por vários hospitais e só vê a hora de ir para casa….

    Por muitas dores que tenhas…arriscas colocar-te nas mãos deles?

    Agora imagina: um professor já de certa idade, exausto….com turmas imensas…por muito boa vontade que tenha…será BOM PARA OS ALUNOS?
    Se chegar à Páscoa a saber, de cor, o nome de cada aluno das turmas…já não é mau!
    Aplicar planos de recuperação…aplicar estratégias diversificadas….detetar quais os alunos com problemas familiares que, muitas vezes, estão na base de um mau comportamento; fazer os testes e conseguir concentrar-se para os corrigir e entregar, pelo menos, 8 dias depois… (já não é nada mau)…quando não é mais…ISSO TUDO É BOM PARA OS ALUNOS?
    E olha que bem sabes que eu sou UMA das professoras que mais se preocupa com os nossos jovens- sei que sabes disso.Longe de mim querer substituir os pais ou o D.T mas estou sempre “em cima” dos alunos…tu sabes!
    E Dói-me ver esta linha política, que se diz pretender não prejudicar os alunos, estar a fazer somente isso: a prejudicar aqueles para quem e em função de quem a escola existe: OS ALUNOS!

    Entendo o teu ponto de vista, Agnelo; (É preciso seguir à risca a linha ideológica do Ministro Crato e não decepcionar os órgãos do Poder) mas tenta entender o meu. Afinal…ambos queremos o mesmo: a realização e o sucesso dos alunos, não é?

  5. Pingback: Mesmo Que Lhes Tirem os Suplementos » Blog DeAr Lindo

  6. Pingback: Por Uma Vez, O Director Agnelo Tem Razão, Mas Apenas Se Todos Os Directores Forem Agnelos | A Educação do meu Umbigo

  7. 25sempre25 diz:

    Estamos ansiosos pela chegada do dia em que as pessoas abandonem a política do comentário ao facto consumado e ajudem a Escola a sair da situação de tortura em que se encontra. Os professores serão os únicos profissionais condenados a fazer greves inúteis? Ou a classe(?) está cheia de divisionistas que saltam de contentes cada vez que um ministro qualquer da propaganda os requisita civilmente?

  8. Joaquim Messias diz:

    Caro Eng. Agnelo
    Como tudo seria simples se a vida fossem só rosas sem espinhos.
    Na verdade, o que estamos a viver é uma situação verdadeiramente LIMITE, estão em causa milhares de professores que no dia 1 de Setembro podem ser colocados na reconversão profissional e que representa tão só um despedimento encapotado no prazo de 18 curtos meses.
    Mas, como sabe, isto tem consequências GRAVÍSSIMAS para o sucesso educativo dos nossos alunos. Na verdade, é isso que está também em causa, uma Escola de Qualidade.
    Para situações limite, respostas limite…
    A convergência entre sindicatos acontece quando o limite é ultrapassado, o que é o caso.
    Tudo seria mais fácil se os Sr. Diretores pudessem convidar para as suas equipes todos os professores em risco de horário zero e dessa forma evitar os problemas pessoais de todos aqueles que estão à porta do drama do desemprego.
    Segundo informações a confirmar, o Sr. Ministro Gaspar está a preparar o acabar com o suplemento salarial do 750€ que os Sr. Diretores dos Agrupamentos/Escolas têm direito. Na verdade muito pouco para tanta responsabilidade.
    Caro Eng. Agnelo, para situações limite, respostas limite, dentro da responsabilidade e ética democrática.
    Todos somos Professores.

    http://www.arlindovsky.net/2013/05/mesmo-que-lhes-tirem-os-suplementos/
    http://educar.wordpress.com/2013/05/22/por-uma-vez-o-director-agnelo-tem-razao-mas-apenas-se-todos-os-directores-forem-agnelos/

  9. Pingback: Requisição civil de professores para o serviço de exames????????? | (Re)Flexões

  10. MARIA diz:

    A greve aos exames volta a população contra nós. por isso é uma derrota à partida, mas os sindicatos afectos aos 2 partidos políticos existentes, por mais que o Crato ceda, vão dizer que não cedeu a tudo e mantém a instabilidade de tipo Argentino, até não haver dinheiro para salários…

  11. MARIA diz:

    “2 partidos políticos comunistas”

  12. MARIA diz:

    Se a FNE concretizar a greve aos exames deixo de ser sócia! seria abdicar do sindicalismo reformista e passar-se para o sindicalismo revolucionário de tipo operário que serve os interesses da Ana Avóila/PC/Bloco, mas não os dos Professores!

  13. Maria diz:

    é evidente que. MARIAs há muitas.
    Assino por baixo os comentários da Whiteball, claro.
    E fico triste, triste, com posts teus deste gênero.

  14. Whiteball diz:

    Bem me pareceu, Maria, que aqueles comentários de cima não eram teus: não estão de acordo com o que conheço da tua maneira de pensar….
    Também me entristeço pois esperava outra atitude do autor deste blog.
    Bjs

  15. Viva Joaquim Messias

    Só agora é que vi o seu comentário. Estava para aprovação porque tinha 2 links. Coisas do WordPress…

    Duas notas:
    1 – É preciso clarificar a relação entre número de professores e qualidade da escola. Não estou a dizer que não existe. Só que não é uma relação linear. Não é pelo simples facto de se aumentar o número de professores que a qualidade acresce.

    2 – No meu pequeno artigo limitei-me a evidenciar algumas fragilidades, de resto óbvias, que estão inerentes à convocatória da greve, Acontece que o caro colega não rebateu qualquer uma. É sintomático, não é?

    Cumprimentos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s